Concepção e Conceito da Moda Afro e Brasileira
Concepção da Moda Afro
Como a habitação, o vestuário respondia apenas ao instinto de preservação, de proteção da vida. Com o tempo passou a ter outra finalidade: realçar a beleza e a importância desse corpo, tanto para o indivíduo, quanto perante a sua comunidade. O vestuário é sensível às características étnicas e geográficas, personalizando cada povo, raça e momento histórico vivido.
Como a habitação, o vestuário respondia apenas ao instinto de preservação, de proteção da vida. Com o tempo passou a ter outra finalidade: realçar a beleza e a importância desse corpo, tanto para o indivíduo, quanto perante a sua comunidade. O vestuário é sensível às características étnicas e geográficas, personalizando cada povo, raça e momento histórico vivido.
Nos
estudos das artes milenar dos povos africanas, além da escultura,
pintura, literatura, não se pode negligenciar a estamparia, joalheria e o
vestuário, como forma de expressão da criatividade do povo negro.
A
presença do negro e a contribuição da cultura africana em nosso país
têm sido pouco lembrada e considerada desde sempre. A tentativa de
resgate de parte do legado africano, através do vestuário é mostra a
importância da moda afro não só no Brasil com em qualquer parte do mundo
usando os remanescentes e sua descendência africana.
Conceito da Moda Afro-Brasileira
O nome “Moda Afro-brasileira”
enfoca a união entre África & Brasil e a reutilização dos elementos
genéticos deixados por nossos ancestrais na moda, costumes e tradições,
pois são várias às etnias africanas trazidas pelos europeus na época do
Brasil colônia. Pedras, tecelagem, bordados, tingi mento em tecidos de
algodão com desenhos geométricos e figurativos dando forma ao vestuário
afro-brasileiro. Hoje a personalidade
de cada povo ou raça, é ignorada, anulada pelas tendências ditadas por
alguns polos industriais do vestuário, perdendo-se assim aquilo que dava
às pessoas uma característica única.
A
memória do desenvolvimento desta cultura, matriz e produto ao mesmo
tempo do processo de desenvolvimento histórico nacional que deu origem à
“cultura brasileira” (que não se separa da “afro-brasileira”) em todos
os seus aspectos. Preservar a memória dos grupos e suas artes e
técnicas; sua história enfim. Esta cultura, vista até bem pouco tempo
como “cultura dominada”, raras vezes se vê representada em seus valores
próprios. Em geral aparecem nas leituras e releituras dela feitas por
artistas plásticos, escritores estilistas de moda, e músicos, mas pouco
se conhece e valoriza suas tradições e seus costumes.
Do mesmo modo, o produto a ser planejado se aproxima da metáfora “da união de vários povos”, pois é através da
internacionalização na arte de vestir torna-se perigosa na medida em
que uma cultura impõe-se sobre as outras. A industrialização cresce e os
meios de produção tendem à seriação, para atender ao consumo, de alguns
afro-descendentes e que visivelmente deseja reafirmar sua identidade,
através, da moda afro brasileira se depara com não se encaixa, por não
haver peso comercial, pois, para alguns que se dizem especialista, a
moda afro é feita exclusivamente para negros e não atingem as grandes
massas. As necessidades do mercado impõem-se à adequação das
necessidades do corpo, que se torna vítima da indústria da moda. Como já
foi vista em varias narrativas, a moda afro-brasileira segue apenas
tendência de determinadas época ou estação do ano variando com o olhar
do estilista ou designer de moda, no momento de sua inspiração
Sustentabilidade e a Moda
Os
consumidores adquirem, usam e descartam esses bens rapidamente,
evidenciando a força destrutiva da obsolescência planejada. O destino
final destes produtos é o meio ambiente, que tentará bio-degradar o que
for possível descarte, dos resíduos e poluentes gerados na cadeia
produtiva industrial.
Através
da reutilização de fragmentos dos elementos que a própria indústria da
moda se desfaz deste componente, é que reaproveitamos para criarmos
novos conceitos de moda a partir da reciclagem, dando uma nova roupagem a
moda casual, religiosa, dia a dia, social e trabalharmos por novas
definições de estilo dentro moda. Embasado em conceitos de Ecodesign x Moda Afro-Brasileira, esta nova visão deverá ser moderna, e mais sustentável.
O
consumo de energia e de matéria, bem como ser orgânico e funcional.
Além disso, será desejável que o novo produto configurasse certa
brasilidade - sem ser caricato - e certa globalidade em termos de moda,
ecologia e sustentabilidade.
Considerações Finais
Para
a cultura da moda de origem africana, se transformar em moda
afro-brasileira, pelo processo histórico, entretanto, pouca memória e
material existente que possa ser usada como fonte de pesquisa para sua
preservação. E os grupos afro-descendentes em muito se ressentem disto. Assim,
é extremamente relevante, não apenas do ponto de vista científico dos
estudos de cultura material, história, antropologia e museologia, mas
também do ponto de vista do diálogo com as comunidades remanescentes
afro-brasileiras.
O
empenho dos protagonistas da moda afro-brasileira em organizar sua
coleção de peças referentes à cultura afro-brasileira contribuindo
assim, para o início, ao que poderia vir a se tornar um Acervo e mesmo
um centro de apoio aos estudos nesta área.
FONTE: http://fatimanegrann.blogspot.com.br/2012/01/concepcao-e-conceito-da-moda-afro-e.html
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